História da Tribo Judá
A tribo de Judá nasceu por volta do século XV a.C. ocorreu quando aconteceu o Êxodo dos hebreus do Egito para a terra de Canaã. O livro de Êxodo descreve esta época, e posiciona a tribo de Judá como a mais numerosa de todas as tribos de Israel.
A conquista de Canaã foi, aparentemente, constituída de invasões independentes de cada uma das tribos a territórios pré-estabelecidos. A Judá coube uma região ao sul, entre o deserto de Negueve e o Sefelá, o maior dos territórios partilhados. Cidades importantes, como Belém, Hebrom, Arade, Bete-Semes, Laquis e Berseba foram incluídas nos seus domínios.
Judá coroou a Davi como seu Rei, fazendo com que as palavras de Jacó sobre Judá se tornassem concretas, e sua dinastia se afirmasse como aquela designada por Deus para governar Israel.
Jesus Cristo da linhagem de Davi é chamado de o Leão da Tribo de Judá em Apocalipse 5:5.
Tribo Judá na El Shaddai
Antes de começarmos a postar nossos estudos, devocionais e atividades semanais, quero explicar o porque eu (Rafael Scaramelli) e minha esposa (Michelle Scaramelli) escolhemos o nome Judá para nossa tribo. Logo quando nos voltamos verdadeiramente para Cristo e o verdadeiro, simples e puro evangelho, através da vida dos nossos Pastores Willian e Carla Leite na Igreja El Shaddai, nós acordamos para uma realidade esquecida dentro de nós por meio deste discipulado:“Conquista!”
Aprendemos que o ser humano que não conquista é conquistado, em todas as áreas de sua vida, seja ela sentimental, física, profissional, espiritual. O conformismo no meio cristão é infelizmente o maior alimento para satanás, nosso adversário, e por isso, muitos cristãos tem vivido uma vida meia boca com Deus, justamente por não se atentarem para este processo de conquista. Ser um homem melhor em todos os âmbitos, seja ele social, bem relacionado, educado, um bom pai, um bom marido, com um bom caráter, ou seja na área espiritual, um homem de fé, que vive no espirito e não na carne, exige um espirito de conquista que confronta nossa zona de conforto.
Todo esse aprendizado que saltou diante de nossos olhos nos elevou a reflexões profundas sobre o que de fato Deus espera de nós, não só como “membros de igreja”, mas como referenciais nesta geração. Neste momento de nossas vidas, quando fomos convidados a fazer parte do grupo de discipulado dos Pastores, o nome Judá foi o nome que mais ardeu em nossos corações, não só pela sua conquista numerosa, mas pela sua paixão por fazer a vontade de Deus. Davi, um ícone da tribo Judá, um homem segundo o coração de Deus, expressa este espirito de conquista através de um posicionamento adorador e quebrantado diante de Deus e reputando sempre toda honra e glória de suas conquistas a Ele. E por isso o nome “profético” para nossa tribo foi escolhido por nós.
Nosso desejo como líderes desta tribo é que nós nos destaquemos como a tribo que conquista! Que conquista a humildade, a honra, os princípios bíblicos, as alianças, a unidade, o amor, a santidade, a intimidade e o temor a Deus, para que juntos, possamos conquistar uma multidão de pessoas que estão longe de Deus e carentes de amor, um a um, oferecendo-os sempre como frutos fiéis no altar do Senhor para povoar o céu e saquear o inferno, fazendo-os discipulos amáveis e honrosos que liderem com paixão, transformando nossa cidade e todo território que nos cercam em um ambiente digno e cheio de paz e da presença de Deus.
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Fp 2:10,11